Divulgação completa – a otimização de busca para uma pequena empresa é cerca de 90% semelhante à de uma grande empresa. Neste artigo, focaremos nos 10% restantes, com 8 dicas de SEO para pequenos empresários e o que devem fazer de maneira diferente por conta da falta de recursos ou do baixo poder da marca.
1. Faça seu próprio SEO
Se o orçamento é uma de suas restrições, talvez você deva pagar pelos serviços de otimização de pesquisa e tente otimizar seu site por conta própria. Isso economizará dinheiro, claro, mas também fornecerá uma melhor compreensão de suas necessidades de SEO, o que será útil se você decidir contratar uma agência de SEO mais tarde. Tendo pelo menos algum conhecimento de SEO, você estará em melhor posição para negociar as taxas e monitorar o trabalho que está sendo feito no seu site.
Apenas para fornecer uma estimativa aproximada do quanto você deseja economizar ao tentar seu próprio SEO, aqui estão as taxas típicas que a otimização de pesquisa busca:
Até US $ 300 / mês – para tentar a otimização de pesquisa por conta própria;
Até US $ 1.000 / mês – para uma agência gerenciar um site de baixa concorrência;
Até US $ 5.000 / mês – para uma agência gerenciar um site de alta concorrência.
Como a maioria das técnicas de SEO é relativamente fácil de entender, eu diria que sempre comece tentando a otimização de pesquisa por conta própria e depois mude para uma agência uma vez / se você atingir o limite do que pode ser feito sem ajuda profissional.
2. Aprenda o básico sobre SEO
As técnicas de otimização de busca apresentam vários graus de dificuldade, mas a maioria delas não requer habilidades especiais e pode ser usada por praticamente qualquer pessoa. O melhor lugar para começar a aprender sobre as práticas de SEO está na fonte, no Guia para iniciantes de SEO do Google. Está repleto de conselhos detalhados e acionáveis, e a maioria é muito mais confiável do que o que você obteria de artigos de gurus do SEO que estão promovendo seus serviços.
O guia do Google pode parecer esmagador, por isso sugiro tratá-lo como uma lista de verificação e otimizar uma coisa por dia, por noite, por fim de semana ou qualquer que seja sua sessão de SEO alocada. Sempre que encontrar algo com uma curva de aprendizado muito íngreme, marque-o para ser delegado a uma agência de SEO mais tarde.
Se você precisar de mais assistência ou se encontrar um beco sem saída tentando descobrir algo, ficará satisfeito em saber que o SEO tem uma das comunidades profissionais mais responsivas da web. Para qualquer dúvida relacionada ao SEO, sinta-se à vontade para abordar a comunidade r / SEO no Reddit , os moradores do fórum do BlackHatWorld ou nosso próprio grupo de usuários do SEO PowerSuite no Facebook.
DICA: Embora a comunidade de SEO seja bem-intencionada, há muitas informações erradas por aí. Sempre que você receber conselhos de fóruns e artigos, verifique-o com fontes respeitáveis, de preferência o próprio Google. Uma coisa que gosto de fazer quando recebo conselhos suspeitos é pesquisar se John Mueller (analista de tendências para webmasters do Google) já comentou sobre isso. Eu literalmente google algo como ‘ bookmarking social john mueller ‘ e geralmente recebo uma resposta definitiva sobre se vale a pena seguir uma tática de SEO em particular.
3. Utilize ferramentas de SEO
Quando você começa a ler sobre SEO, algumas práticas podem parecer intimidadoras, exigindo implementação técnica complexa. A boa notícia é que a maioria dessas práticas pode realmente ser implementada sem nenhuma proficiência técnica. Existem muitas ferramentas, gratuitas ou pagas, projetadas para simplificar vários aspectos do SEO, permitindo que sejam implementadas com apenas alguns cliques de um botão.
Alguns aspectos do SEO podem nem exigir sua atenção. Assim, todo mundo sabe que obter um certificado SSL está entre as primeiras tarefas de otimização de sites. Se você adquirir e instalar seu próprio certificado SSL, seria um trabalho de dia inteiro. Mas você não precisa mais fazer isso – os certificados SSL são gratuitos com a maioria dos planos de hospedagem, tudo o que você precisa fazer é escolher o provedor de hospedagem certo.
Da mesma forma, a otimização móvel costumava não ser tarefa para um webmaster iniciante. Hoje, tudo o que você precisa fazer é escolher um tema responsivo do WordPress para o seu site e pronto. Ou, digamos que você queira adicionar texto alternativo a todas as suas imagens. Não há necessidade de visitar cada página e editar seu código HTML – basta acessar a biblioteca de mídia do WordPress, clicar em suas imagens e preencher o campo de texto alternativo – não é necessário conhecimento técnico.
Obviamente, outras tarefas, como auditoria de sites, pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdo e criação de links, não são tão facilmente automatizadas, mas ainda existem ferramentas que podem ajudá-lo a realizar o trabalho pesado:
Ferramentas do Google
O Google fornece muitas ferramentas de SEO gratuitas e fáceis de usar. Para pesquisa de palavras-chave e rastreamento de palavras-chave, o Google oferece o Planejador de palavras-chave , o Google Trends e o Search Console , enquanto vários aspectos da otimização da página podem ser testados e otimizados usando o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis , o PageSpeed Insights , o Assistente de marcação de dados estruturados e a Ferramenta de teste de dados estruturados .
Ferramentas SEO PowerSuite
Também desenvolvemos um conjunto de ferramentas para todo o ciclo de otimização de pesquisa: WebSite Auditor para questões técnicas e SEO na página, Rank Tracker para pesquisa de palavras-chave e rastreamento de posição e SEO SpyGlass para criar seu perfil de backlink. Nossas ferramentas são principalmente gratuitas, embora existam alguns recursos premium que você pode explorar por meio de uma avaliação gratuita disponível na instalação.
Outras ferramentas
Existem muitas outras ferramentas de SEO no mercado, cada uma com seus pontos fortes e fracos, e a maioria com um preço elevado. Se você realmente deseja usar qualquer uma dessas outras ferramentas, mas tem pouco dinheiro, minha sugestão é explorar os períodos de teste. Se o período de avaliação for de uma semana, separe uma semana, faça o máximo de SEO que a ferramenta permitir e cancele sua assinatura. Baixe todas as palavras-chave e relatórios de auditoria pesquisados para usá-las além do período de avaliação.
4. Escolha palavras-chave mais fáceis
Não é aconselhável que empresas menores busquem palavras-chave altamente competitivas. Essas palavras-chave são capturadas há muito tempo por marcas maiores e melhor estabelecidas, e será necessário um esforço excessivo para classificá-las. E no momento em que você faz isso, você pode estar fora dos negócios.
Em vez disso, escolha palavras-chave menos populares que foram ignoradas por seus concorrentes. Essas palavras-chave não fornecerão muito tráfego, mas permitirão que você ganhe uma posição nos rankings. E depois de criar a força do seu site com essas palavras-chave fáceis, você pode tentar se classificar para algo mais competitivo.
Para encontrar essas palavras-chave iniciais, execute uma pesquisa de palavras-chave e procure por palavras-chave de baixa dificuldade com pelo menos algum volume de pesquisa. Aqui está um exemplo de como isso seria se você usasse o Rank Tracker :
- Crie uma palavra-chave inicial – o descritor mais básico da sua empresa. Por exemplo, se você está vendendo bicicletas, sua palavra-chave inicial é algo como ‘ loja de bicicletas ‘.
- Abra o Rank Tracker, vá para ‘ Keyword Research ‘ e insira sua palavra-chave seed em qualquer um ou todos os nove métodos de pesquisa de palavras-chave disponíveis no menu. O Rank Tracker usará sua palavra-chave inicial para descobrir outras palavras-chave relevantes para o seu negócio.
- Vá para ‘ Sandbox de palavras-chave ‘, onde todas as palavras-chave descobertas são armazenadas automaticamente.
- Na Sandbox, é provável que existam milhares de palavras-chave de vários comprimentos, volumes de pesquisa e níveis de dificuldade; portanto, você precisará restringir a lista aplicando filtros. Eu sugeriria a remoção de palavras-chave com menos de três palavras, com menos de 250 pesquisas por mês e com uma pontuação de dificuldade acima de 40. Isso reduzirá sua lista a algumas centenas de palavras-chave.
- Percorra a lista resultante e remova manualmente as palavras-chave que parecem irrelevantes – algumas delas podem ter passado furtivamente pelo algoritmo.
- Selecione as palavras-chave restantes e mova-as para o painel de rastreamento de classificação. Depois de começar a criar páginas para essas palavras-chave, você poderá usar o painel para verificar se alguma dessas páginas começa a ser classificada.
Abaixo estão as dez principais palavras-chave que consegui encontrar usando ‘ loja de bicicletas ‘ como uma palavra-chave inicial. A lista completa contém cerca de cem palavras-chave de cauda longa, todas com volumes de pesquisa respeitáveis e dificuldade relativamente baixa. Esse é um começo sólido para sua estratégia de conteúdo, considerando que todo o processo levou cerca de cinco minutos:
5. Jogue com seus pontos fortes
Quando você estava começando o seu negócio, você deve ter contado com algumas vantagens para lhe dar vantagem sobre seus concorrentes. Poderia ter sido um serviço melhor ou uma gama de produtos melhor, mas, seja o que for, deve se refletir na sua estratégia de otimização de pesquisa.
Voltando ao exemplo da loja de bicicletas, digamos que sua vantagem competitiva é que você é a primeira loja em sua área, por exemplo, Seattle, a carregar bicicletas Bianchi. Antes de otimizar para palavras-chave genéricas como ‘ bike store seattle ‘ ou ‘ road bikes seattle ‘, é necessário otimizar para obter as palavras-chave de vantagem competitiva, como ‘ bianchi bikes seattle ‘ ou ‘ italian bike seattle ‘.
6. Corresponder o conteúdo à jornada do comprador
Vamos continuar com o exemplo da loja de bicicletas. Digamos, você é um motociclista experiente, mora em Seattle, abre sua própria loja, cria um site, adiciona uma seção de blog e pretende estabelecer sua autoridade de ciclismo escrevendo sobre coisas legais, como a história do ciclismo, as melhores trilhas em a área, eventos de bicicleta e histórias de clientes em destaque.
O problema é que ler coisas legais não faz parte da jornada do comprador. Coisas legais certamente são divertidas, ajudam a construir uma comunidade e retêm clientes existentes, mas não ajudam a vender bicicletas, que é sua principal preocupação no momento. Infelizmente, como uma pequena empresa, você não pode escrever sobre coisas legais até criar conteúdo suficiente para gerar um fluxo constante de vendas.
Portanto, ao desenvolver seu plano de conteúdo inicial, verifique se cada parte do conteúdo programada faz parte da jornada do comprador. De um modo geral, seu conteúdo deve ser projetado para satisfazer uma dessas três intenções de pesquisa:
Intenção informativa
No início da jornada do comprador, seus clientes em potencial desejam aprender sobre os tipos e propriedades do produto. Eles usam consultas de formato longo, como ‘ como escolher uma bicicleta’, ‘o que faz uma boa bicicleta’, ‘tipos de bicicletas ‘ ou ‘ como dimensionar uma bicicleta ‘. Essa intenção é melhor atendida com guias detalhados.
Intenção de investigação
Depois que seus clientes em potencial descobrirem as variedades gerais em que seu produto é fornecido, eles desejam investigar a variedade em que mais estão interessados. Nesse estágio, os pesquisadores usam consultas como ‘ melhores bicicletas fixie’, ‘principais bicicletas da cidade com menos de US $ 500 ‘ ou ‘ revisão da pista bianchi ‘. Essa intenção é mais satisfeita com as críticas e as listas.
Intenção transacional
Por fim, à medida que os pesquisadores estão chegando à compra, eles usam consultas como ‘ preço da pista bianchi’, ‘colnago c60 seattle ‘ ou ‘ bicicletas de trilha à venda ‘. Essa intenção é melhor atendida com páginas de categoria e produto de dentro do seu catálogo.
DICA: depois que um usuário chegar a qualquer uma das suas páginas, tente empurrá-lo (suavemente) para baixo no funil de vendas. Por exemplo, se um usuário acessar o guia sobre os tipos de bicicletas, acompanhe cada tipo com um link para uma lista de principais bicicletas desse tipo. Se um usuário pousar em um artigo, acompanhe cada bicicleta com um link para uma revisão detalhada. Por sua vez, cada revisão deve estar vinculada à página do produto.
7. Otimizar para pesquisa local
O termo ” SEO para pequenas empresas ” é frequentemente usado de forma intercambiável com o termo ” SEO local “. A idéia é que quanto menor o negócio, mais ele está vinculado a uma determinada área. Se esse for o caso da sua empresa, você definitivamente deve otimizar sua presença on-line para pesquisa local.
Google Meu Negócio
Se você pudesse fazer apenas uma coisa pelo seu SEO local, teria que reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio (GMB). GMB é o diretório de negócios do Google e sua principal fonte de informações sobre sua empresa. O preenchimento dessa listagem leva você aos mapas do Google, leva você aos resultados de pesquisa local e faz de você um candidato ao pacote local nos resultados de pesquisa – ele cuida de cerca de 90% do seu SEO local. Tudo o que você precisa fazer é visitar a página GMB , reivindicar ou criar sua listagem e seguir as sugestões do Google para preencher o restante dos detalhes:
Marcação de esquema local
O segundo elemento mais importante do SEO local é aplicar a marcação de esquema de negócios local em seu site. É basicamente uma coleção de tags HTML que ajuda os mecanismos de pesquisa a extrair informações sobre seu endereço, número de telefone, email e horário comercial, entre outras coisas. Esses tipos de sinais reforçam sua relevância local com o Google e outros mecanismos de pesquisa.
Outras citações
Citação é o que os SEOs chamam de uma listagem dos detalhes da sua empresa em plataformas de terceiros, como diretórios de empresas e redes sociais. Existe uma crença comum de que quanto mais citações você tiver (estamos falando de milhares), melhor será sua classificação nos resultados de pesquisa local, mas é duvidoso que ele realmente funcione:
Embora haja pouca evidência de citações influenciando as classificações, eu ainda sugeriria o preenchimento de perfis de negócios para os principais diretórios de negócios e redes sociais da sua área, como Yelp, Facebook, Instagram e LinkedIn. Não porque essas citações ajudariam seus rankings, mas porque essas plataformas são mecanismos de pesquisa por si só e algumas pessoas as usam para procurar empresas locais.
Calibração da ferramenta
Se você estiver usando alguma ferramenta de SEO, verifique se elas estão definidas para analisar os resultados da pesquisa em seu local específico. Isso é especialmente importante para a pesquisa de palavras-chave e o rastreamento de classificação, pois os resultados podem variar significativamente, dependendo de onde você está pesquisando. Usando o Rank Tracker como exemplo, você pode ir para ‘Preferências’> ‘Mecanismos de pesquisa preferidos’ e adicionar áreas personalizadas a serem usadas ao analisar dados de pesquisa.
8. Gerenciar avaliações de usuários
Quando você está começando, o Google vai ser cauteloso com a sua empresa e buscará sinais de sua confiança. Um dos sinais mais fortes é o número de comentários sobre o GMB e a classificação geral:
Incentive seus clientes a revisar seus negócios enviando um e-mail de acompanhamento ou solicitando-os pessoalmente, se apropriado, e se perceber que estão satisfeitos com seu produto / serviço.
Certifique-se de responder a todos os comentários de maneira não genérica e tome cuidado especial com comentários ruins. Alguns de seus clientes em potencial procurarão essas críticas ruins e julgarão seus negócios com base em como as críticas foram tratadas; portanto, faça sempre o possível para desescalar a situação de maneira graciosa. E, quem sabe, o revisor pode decidir alterar a classificação deles como resultado da sua resposta.
Pensamentos finais
O tema em execução do SEO para pequenas empresas é a restrição. Sem o orçamento de uma grande empresa e sem a inércia de uma marca estabelecida, há muito menos espaço para erro. Onde empresas maiores podem pagar por serviços de SEO de baixo rendimento, criar conteúdo e ignorar uma revisão ruim ocasional, as empresas menores podem acabar pagando um preço muito alto. Para esse fim, o SEO de pequenas empresas visa maximizar todas as pequenas oportunidades, seja seu próprio compromisso, suas vantagens competitivas ou um toque pessoal ao lidar com os clientes.